Android
Pré-requisitos
Para que este guia funcione adequadamente você precisa ter instalado o Ambiente de Desenvolvimento Básico para o seu sistema operacional.
Instalando
Além dos pré-requisitos já explicados, precisamos instalar o kit de desenvolvimento Java 8 o JDK8 e o ambiente de desenvolvimento para Android o Android SDK.
Para instalar o Android SDK, vamos ter que instalar o Android Studio que traz o SDK junto na instalação e também outras configurações necessárias para rodar o emulador do Android caso seja necessário.
O Android Studio é uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) voltado especialmente para desenvolvimento Android, é a ferramenta oficial e possui uma série de recursos e configurações para facilitar o desenvolvimento Android com Java ou Kotlin.
Nós não vamos desenvolver utilizando o Android Studio. A necessidade do download é exclusivamente por causa de vir com o SDK do Android e o emulador.
Nos passos seguintes estão as instruções para instalar essas dependências em cada Sistema Operacional.
- Windows
- Linux
- MacOS
Para instalar o JDK8, vamos utilizar o Chocolatey que instalamos anteriormente nos passos do Ambiente de Desenvolvimento Básico.
Passo 1: Execute o prompt de comando do Windows através do modo Administrador (Importante que seja no modo administrador).
Passo 2: Com o prompt de comando aberto no modo administrador copie o código abaixo, cole no prompt e aperte Enter:
choco install -y jdk8
E pronto, já está com o JDK8 instalado.
Para instalar o Android Studio, vamos utilizar o Chocolatey que instalamos anteriormente nos passos do Ambiente de Desenvolvimento Básico.
Passo 1: Execute o prompt de comando do Windows através do modo Administrador (Importante que seja no modo administrador).
Passo 2: Com o prompt de comando aberto no modo administrador copie o código abaixo, cole no prompt e aperte Enter:
choco install androidstudio
Esse comando vai iniciar a instalação do Android Studio.
Agora precisamos instalar o Android SDK, faremos isso através do Android Studio.
Passo 1: Abra o Android Studio e na tela inicial você verá opções como Start a New Android Studio Project
(Começar um novo projeto) e no canto inferior direito uma engrenagem escrito Configure ou Configurações, clique nessa opção de configurações.
Passo 2: Selecione a configuração de SDK que estará apresentada como SDK Manager ou Gerenciamento(ou configurações) de SDK, irá abrir uma tela onde você poderá visualizar uma aba chamada SDK Platforms que contêm uma lista de todas as versões disponíveis da API do Android.
Passo 3: Nessa tela tenha certeza que está selecionado a opção Android 9 (Pie) API 28 do Adroid que é importante, pois, é um requisito do React Native que seja essa API e no canto inferior direito você verá uma opção chamada Show Package Details, certifique que está opção está selecionada, pois, ela habilita que embaixo da onde selecionou o Android 9 (Pie), mostre outras opções complementares.
Dessas opções complementares certifique-se de estar selecionado o Android SDK Platform 28 e Intel x86 Atom_64 System Image OU Google APIs Intel x86 Atom System Image.
Passo 4: Depois de selecionar essas importantes configurações, nas opções de abas onde tem SDK Platforms, SDK Tools e SDK Update Sites, selecione a opção SDK Tools e novamente verifique no canto inferior direito você verá uma opção chamada Show Package Details, certifique que está opção está selecionada e embaixo de Android SDK Build-Tools certifique-se de estar selecionado a opção 28.0.3 é importante que esteja selecionada a opção 28.0.3 porque é dependência de muitos pacotes que compilam o código do React Native.
Após certificar-se dessas opções clique em Apply lá embaixo perto de Ok e Cancel. Irá pedir que confirme algumas instalação, aperte Ok e aguarde a conclusão das instalações.
Agora uma parte também indispensável do nosso guia é a configuração das variáveis de ambiente do ANDROID_HOME.
Variáveis de ambiente são utilizadas pelos compiladores para achar a referência dos arquivos a que elas representam, por exemplo, quando for executar o aplicativo React Native, ele irá procurar pelo SDK do Android para fazer o rodar a aplicação só que ele não sabe exatamente onde está instalado o SDK porque isso varia de máquina para máquina então ele vai olhar para uma variável de ambiente que ele quer que se chame ANDROID_HOME e é por isso que temos que configurar no Windows que essa variável representa o caminho do SDK.
Para isso acesse o seu prompt de comando, copie a instrução abaixo, cole e aperte enter:
sysdm.cpl
Executar isso irá abrir uma tela chamada propriedades do sistema, nessa tela escolha a aba Avançado e nessa aba terá uma opção chamada Variáveis de Ambiente, clique nessa opção.
Isso abrirá uma tela onde podemos configurar as variáveis de ambiente. Agora você precisa ter o caminho de onde foi instalado o SDK na sua máquina. Esse caminho geralmente é assim (onde está SEU_USUÁRIO_WINDOWS, é o usuário que aparece ai no seu PC, seu nome provavelmente): c:\Users\SEU_USUÁRIO_WINDOWS\AppData\Local\Android\Sdk
.
Verifique se você encontra esse local pelo sistema de arquivos e copie exatamente como está na sua máquina. Uma outra forma de encontrar o caminho é através do Android Studio seguindo esse caminho Preferences -> Appearance & Behavior → System Settings → Android SDK
Com o caminho do SDK em mãos (copiado para podermos colar), na tela de variáveis de ambiente, clique em Novo nas variáveis de usuário.
Irá abrir uma tela para você digitar o nome da variável e o valor. Nome da variável é ANDROID_HOME e valor é o caminho do SDK que você copiou, exemplo: c:\Users\SEU_USUÁRIO_WINDOWS\AppData\Local\Android\Sdk
.
Depois na mesma tela de variáveis de ambiente selecione a variável Path e clique em Editar, irá abrir uma tela onde você poderá adicionar mais um caminho no Path. No mesmo sentido de achar o caminho exatamente da sua máquina com o c:\Users\SEU_USUÁRIO_WINDOWS\AppData\Local\Android\Sdk
, agora você ira colocar um caminho a mais, fica assim: c:\Users\YOUR_USERNAME\AppData\Local\Android\Sdk\platform-tools
.
Pronto, agora você pode seguir para o passo Executando.
Executando
No Smartphone
Para executar um aplicativo React Native no Smartphone Android é preciso Habilitar o modo Desenvolvedor no Android.
Para isso, siga esses passos:
Passo 1: Acesse as opções de configurações do celular (geralmente representada por um engrenagem).
Passo 2: Na lista de opções de configurações, encontre a opção Sistema e clique nela.
Passo 3: Na lista de opções de configurações do Sistema, encontre a opção Sobre o Dispositivo e clique nela.
Passo 4: Na lista de informações sobre o dispositivo, encontre a informação que mostra o Número da Versão (geralmente é a última informação da lista) e clique 7 vezes sobre essa informação.
Depois disso vai pedir sua senha do Smartphone se tiver configurada uma e então irá habilitar o modo Desenvolvedor.
Agora você precisa permitir a depuração por USB, seguindo esses passos:
Passo 1: Volte uma tela do ponto em que parou anteriormente. (voltar para tela Sistema nas configurações do celular).
Passo 2: Clique em Avançado e depois em Opções do Desenvolvedor.
Passo 3: Procure a opção Depuração USB e ative essa opção.
Vai abrir uma caixinha pedindo permissão/autorização você marca o checkox e clica em Ok.
Senão estiver com o Smartphone conectado ao USB, ele irá perguntar assim que conectar.
Com o Smartphone conectado ao USB é só executar o projeto React Native.
Windows
npx react-native run-android
Linux
Primeiro:
npx react-native start
Depois em outro termial (pois o terminal executando comando anterior deve continuar aberto):
npx react-native run-android
No Emulador
Vamos utilizar o Emulador do Android Studio.
Passo 1: Abra o Android Studio e na tela inicial você verá opções como Start a New Android Studio Project
(Começar um novo projeto) e no canto inferior direito uma engrenagem escrito Configure ou Configurações, clique nessa opção de configurações.
Passo 2: Escolha a opção AVD Manager.
Essa opção irá listar os emualdores já instalados, você pode executar algum deles ou criar um novo na opção Create Virtual Device.
Com o Emulador aberto é só executar o projeto React Native.
Windows
npx react-native run-android
Linux
Primeiro:
npx react-native start
Depois em outro termial (pois o terminal executando comando anterior deve continuar aberto):
npx react-native run-android